bateria para caminhão

BATERIA DE CAMINHÃO NÃO É A MESMA BATERIA USADA EM CARROS.

Antecipadamente, baterias para caminhões e ônibus, que são veículos pesados, possuem especificações especiais pois enfrentam longas jornadas de trabalho, muitas vezes em estradas que apresentam um alto número de vibrações e impactos. Por essas condições adversas, uma simples bateria não vai resolver o problema. Ou seja, é preciso usar um bateria resistente e que eficácia em absorção de impacto.

Fazer a bateria do caminhão durar mais

Você estaciona o caminhão à noite e dorme até o dia seguinte. Quando acorda, gira a chave e nada do motor pegar. Se já passou por isso, sabe: ficar na mão com a bateria do caminhão é uma das situações mais desagradáveis que qualquer motorista pode enfrentar.

Seja por descarga momentânea ou mesmo fim da vida útil, o ideal é evitar que isso aconteça. Para tanto, basta tomar alguns cuidados bem simples na rotina ao volante.

Quer saber como fazer a bateria do seu caminhão durar mais? Então confira nossas dicas no post de hoje!

1. Procure fazer revisões regulares no caminhão

2. Evite desligar o motor em congestionamentos

Juntamente com a ação de desligar logo vem a de ligar o motor. O consumo gerado no momento da partida geralmente é o mais alto e deve ser acompanhado de um tempo suficiente com  o alternador funcionando para que a carga volte ao normal. Todavia, ligar e desligar o caminhão excessivamente pode até poupar combustível, porém a bateria pode ficar sem carga para uma próxima partida.

3. Dê a partida com os equipamentos desligados

4. Desligue dispositivos com o motor parado

Com o motor desligado, o alternador não exerce sua função. Sem ele, todos os equipamentos passam a depender diretamente da bateria, que não será recarregada.

5. Não instale acessórios de origem duvidosa

Acessórios sem procedência podem ampliar o consumo de corrente da bateria. Para você ter uma ideia, um rádio inadequado é capaz de drenar toda a carga da bateria do caminhão em pouco tempo — isso se você deixar o motor desligado. Contudo, mesmo com ele ligado, acessórios assim, se somados, podem gerar um déficit na carga da bateria, acelerando o consumo em um ritmo que o alternador não é capaz de acompanhar.

6. Desconecte a bateria se parar por alguns dias

Todos os componentes elétricos e eletrônicos de seu caminhão ou ônibus estão sempre ligados na bateria. Apesar de consumirem pouco, se o veículo não está em funcionamento, a bateria do caminhão só descarregará e poderá ficar zerada. Então,  se for deixar parado por muito tempo, desconecte o terminal positivo da bateria, fará durar mais!

Aproveite para conferir também nosso post sobre baterias de carros